Quem é você HOJE? – “Todo dia”, de David Levithan

Terminei a leitura de uma obra incrível que ganhei de dois grandes amigos. E já sinto saudade da história que vivi durante cinco dias com ela. Quero muito compartilhar com você, queridos leitores…

Todo Dia (Six Earlier Days), escrito por David Levithan, é um livro pra viajar, chorar, torcer, esbravejar… E é uma história sobre a qual, ao fim, pode se chegar às mais diversas e reais conclusões.

Capa da edição nacional

Capa da edição nacional

O protagonista é A. Sim, A é o nome dele. Ou dela. Não importa. Não importa também se ele é um ser de outro mundo, um espírito ou uma assombração. A é, simplesmente, especial.

Especial porque acorda todos os dias em um corpo diferente. Pensa nisso! Você está em um corpo feminino, perfumado, utilizando um belo pijama florido. Deita para dormir e, ao acordar, é um garoto roqueiro, vestindo uma camiseta do Metallica e não tem o hábito saudável de tomar banhos. Meu Deus! Isso não é normal. Ou é?

O que é normal? Viver todos os dias do mesmo jeito, sem sequer reparar naquela ruguinha que apareceu no canto do olho, ou acordar diferente todos os dias e ter olhos que conseguem enxergar até uma marquinha de nascença?

A vive assim, e não se incomoda. Sua trajetória pelo mundo não é considerada esquisita até acordar no corpo de Justin, namorado da linda e simpática Rhiannon. A partir de então, a vida que se resumia a simplesmente ter que se adaptar a um novo corpo todos os dias passa a ter um objetivo a mais – adaptar-se aos corpos diferentes, porém mantendo o mesmo relacionamento com Rhiannon.

Dá pra imaginar como seria isso?

E dá pra ter ideia da opinião dela a respeito dessa situação toda?

Como gostar de alguém que é um belo homem hoje e, amanhã, será uma garota depressiva, prestes a cometer um suicídio? E como se apaixonar por alguém que tem todo o talento do mundo pra seguir carreira de modelo fotográfico e que, depois que acorda, passa a ser um garoto nada preocupado com a aparência, pesando 150 quilos?

E os corpos “possuídos” por A, como ficam?

Uma obra que, em menos de trezentas páginas, faz com que nos questionemos sobre o modo como enxergamos o tempo e as pessoas que vivem esse tempo com a gente, além de nos mostrar as vantagens e desvantagens de deixarmos de ser quem somos para que o mundo nos enxergue de outra forma.

Recomendo a leitura – me senti realmente em outro corpo durante esses cinco dias! – e agradeço, de coração, o lindo presente!

Abraços,

Anna Motzko

Anúncios

2 pensamentos sobre “Quem é você HOJE? – “Todo dia”, de David Levithan

Comentaí :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s